fbpx

Século 21 e o Covid-19

Parece que esse vírus veio para iniciar uma nova era da humanidade. Não foram as festas, os fogos que anunciaram a chegada do novo século e sim, a pandemia.

Esse organismo invisível para nós, deixará sua marca em todos que vivenciaram essa crise. Teremos esse sinal na nossa memória, muitos em seus corpos, na mudança de hábitos, nos sentimentos. Muitos setores paralisaram, entre eles, o Turismo. E neste setor tudo mudará drasticamente: origens, destinos, transportes, hospedagens, entretenimento, alimentação. Como diz o poeta Milton Nascimento: “ Sei que nada será como antes amanhã”.

Além dos prejuízos na ordem econômica mundial, ocorrerão mudanças profundas em todos os aspectos da vida humana. Está em curso uma ruptura com o modus vivendi do século 20.

O tempo do planeta não é o nosso tempo cronológico; não é fixo no calendário. E então, essa crise será o rito de passagem para um tempo de reformulações. Assim, a pandemia que nos assola irá mostrar novos critérios, novos cuidados, novos valores, relacionamentos, conexões, esperanças. Veremos o planeta de outra forma, veremos que não somos os dominantes nesse mundo. E com essa visão diferente, inusitada, renascerá um mundo, uma cultura humana renovada que se instalará no planeta.

Precisaremos estar atentos para percebermos e participarmos dessas profundas mudanças que serão bastante perceptíveis na linha da História.

Bem-vindos ao novo mundo novo!

8 comentários em “Século 21 e o Covid-19”

    1. Sim, Marcus! Será bem diferente…Durante um bom tempo teremos que conviver com os protocolos de segurança sanitária para proteger a nossa saúde.
      Então, quando estiver planejando a sua viagem, confira os protocolos de segurança sanitária do seu lugar de destino, do seu transporte, da sua hospedagem e de todos os serviços de turismo que irá utilizar.
      E, Boa Viagem!!! Abraços!

  1. Texto muito bom! Adorei! Espero que possamos viajar muito nessa nova fase! Que essas viagens nos ajudem a perceber como somos todos tão parecidos e o quanto nosso planeta está precisando dessa nossa mudança de atitude! Viajar pra mim é a melhor forma de aprender, aumentar a empatia e me divertir – tudo ao mesmo tempo!

    1. Vai viajar nessa nova fase, sim, Juliana! Porém, precisará estar atenta aos protocolos de segurança sanitária dos diversos serviços de turismo.
      Como o destino para o qual você irá, se preparou para recebe-la dentro dos citados protocolos? E o transporte? E a hospedagem? E os outros serviços de turismo?
      Esses cuidados serão preciosos para proteger a sua saúde.
      Boa Viagem! Abraços!

  2. Isso mesmo , só espero que este ciclo da Pandemia , possamos aproveitar para nos conectarmos conosco mesmo para avaliarmos nossas ações no mundo que vivemos. Nossas escolhas , nossa solidariedade, nosso respeito com o outro , nosso cuidado para não sobrepor o Ter sobre o Ser , nosso cuidado com a natureza. Enfim
    Que sirvam a todos nós um momento de reflexão , para novas e diferentes ações no nosso cotidiano

    1. É Verinha…Essa reflexão sobre a pandemia e seus efeitos se faz necessária. A introspecção, o olhar responsável para o outro, o nosso planeta…
      Quem sabe consigamos fazer o SER predominar sobre o TER? É possível!
      Essa mudança depende de cada um de nós.
      Abraços!

  3. Realmente o COVID-19 alterou a ordem mundial de uma forma ainda não previsível; assim, após acabar a pandemia poderemos quantificar os seus efeitos glibais. O mais importanre será estar vivo ! Lamento não poder viajar e interagir com as diversas culturas desse planeta azul !

    1. Esse organismo e sua pandemia surpreendeu, paralisou o mundo. Mudanças ocorrerão…Quais são elas? Quais as suas extensões? Realmente, não se sabe. É preciso aguardar…
      Nossas vidas por um triz!
      Assim que tudo isso passar, ou diminuir de gravidade, você poderá viajar novamente. Sempre atento aos protocolos de segurança sanitária.
      Viajar por esse planeta azul lindo!
      Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.