fbpx

Planejamento Financeiro Para Viagem

Você sabe como fazer um planejamento financeiro para sua viagem? Garanta que sua próxima viagem caiba no seu orçamento.

São 8 passos para ter sucesso no seu planejamento financeiro para viajar.

Não importa o valor do dólar, não importa o cenário econômico: o desejo de arrumar as malas aparece. Cair no mundo é um impulso irresistível! Então, se é assim que acontece, mãos à obra! É necessário urgentemente fazer um bom planejamento financeiro para viajar.

1- Para onde você vai?

A escolha do destino determina os seus gastos. Cada lugar tem um perfil de programação, passeios etc. Por isso, antes de mais nada, procure uma agência de turismo e solicite uma cotação; isso irá auxiliá-lo a dimensionar seus gastos. Pesquise para ter noção de preço dos vários itens que compõem uma viagem: passagens, transfer, hospedagem, alimentação, seguro de viagem, câmbio etc. O aconselhamento de uma agência de turismo ajudará a montar o orçamento, pois essas empresas têm expertise no assunto. Às vezes temos a impressão que nossa viagem não cabe no nosso bolso. Essa impressão pode acabar a partir de um bom planejamento financeiro que possibilitará a realização da viagem dos sonhos, sem precisar se afundar em dívidas. Certamente você concluirá que vale a pena usar os serviços de uma agência de turismo.

2 – Qual o melhor período para você viajar? Qual a duração ideal da viagem?

É bom saber qual será a sua disponibilidade de dias para viajar: quantos dias de férias, feriados etc. Também é bom saber qual a época do ano em que poderá viajar. É necessário levar em conta que a alta temporada de um destino tem os custos mais altos; desde passagens, alimentação até ingressos. Precisamos também considerar que enfrentaremos destinos lotados de pessoas, com filas, na alta temporada. Então, escolhendo viajar na baixa temporada, se economiza uma boa quantia, o que facilitará o seu sonho. Dica: escolha ir no último mês da baixa temporada. Você tem redução de custos e já estará tudo entrando no clima de alta temporada. Essas decisões impactam diretamente na sua viagem. Porém, se você quer usufruir de baladas, festas,, o melhor mesmo será viajar na alta temporada, pois encontrará os destinos cheios de gente.

Outra coisa intrigante sobre custos de viagens: quanto mais tempo você viaja, menor será o seu gasto médio diário. Sim, isso mesmo! Sabe por que? Porque alguns gastos se diluem por um maior número de dias, tornam o resultado menor; isso ocorre com passagens, principalmente, as aéreas, hospedagem, ingressos. Vale a pena avaliar bem para tomar a melhor decisão.

3 – Analise a sua situação: realize um diagnóstico de suas finanças.

Verifique se as parcelas da cotação que você solicitou à agência de turismo cabem no seu orçamento.

Não existe mágica! O nosso dinheiro não brota nas nossas carteiras; desse modo, a melhor solução é reservar, poupar. Se quer realizar o seu sonho, observe nos seus gastos, tudo que é supérfluo; tudo que pode ser cortado e que pode ser convertido em dinheiro para a sua viagem. Pequeno exemplo que alcança resultado: levar um lanche de casa para o trabalho; pegar a quantia que gastaria no lanche e adicionar às suas reservas de viagem. Precisa ser disciplinado! Essa atitude pode ser tomada em relação a outros gastos miúdos, do dia-a-dia, que podem ser transformados em parte da sua viagem: cafezinhos ao longo do dia, saídas não necessárias…Tudo ou quase tudo, pode ser agregado às suas reservas para a viagem. No final de um mês, dá para avaliar a poupança em prol da viagem. Esse procedimento funciona mesmo! Ao longo de meses, se tornará um hábito e você terá conseguido amealhar uma quantia significativa que será revertida para a tão sonhada viagem.

4 – Prática do desapego e horas extras ajudam bastante.

É uma prática que rende e faz as suas reservas prosperarem. Um ótimo passo é o seguinte: o que não se usa, passe adiante. Há alguns sites para isso; você expõe e vende coisas que não lhe interessam mais; um desses sites é o Enjoei. Lá vende-se desde roupas, calçados até eletrodomésticos. Então, vendeu?! Direcione o dinheiro para a sua reserva de viagem.

Outra contribuição para suas reservas crescerem são as horas extras que por ventura você tenha possibilidade de fazer ou outra atividade pela qual receba remuneração. Reverta tudo para a sua poupança de viagem.

5 – Organize suas contas!

Separe o valor que você vai precisar para suas despesas fixas; do que sobrar, separe uma quantia para viajar, mesmo sendo um valor pequeno. E partir daí, passe a considerar a viagem como despesa fixa. Inclua a viagem na sua lista de despesas fixas como energia elétrica, água etc.

6 – Informação sobre taxas diversas.

Aproveite para saber sobre as taxas do cartão de crédito, IOF e as diversas opções para você levar seu dinheiro, como travel Money etc; então, durante a viagem, você escolherá em que situação é melhor usar o cartão, o travel Money ou dinheiro propriamente dito.

7 – Troca de reais em moeda estrangeira, aos poucos, ajudam as suas reservas.

Pode-se ir trocando aos poucos, através dos meses, o seu dinheiro na moeda estrangeira que vai precisar ou dólar; assim, você garante um valor médio das variações cambiais do período. Isso contribui para o seu dinheiro render em favor da sua almejada viagem.

Portanto, pesquise, analise o custo/ benefício de todos os itens da sua viagem. E, Boa Viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.