fbpx

Novo Turismo: Bolha de Viagem

Uma nova tendência que surge da necessidade de restabelecer uma parte da economia da União Europeia responsável por 10% do seu PIB: “Bolha de Viagem”

Muitos países, diante do desafio que se apresentou, fecharam as suas fronteiras para conseguirem conter a pandemia. Medidas restritivas e necessárias foram estabelecidas. Como consequência, o sistema econômico mundial foi afetado. E, dentro desse sistema econômico está o Turismo que representa mais de 10% do PIB da União Europeia.

Os países pertencentes à União Europeia, após esse primeiro momento apavorante, conseguiram controlar razoavelmente a disseminação do vírus e estão em pleno momento de flexibilização interna; isto é, já começam as movimentações dentro dos países. Iniciam o planejamento das próximas medidas do “novo normal”. Dentre essas medidas em planejamento está a abertura das fronteiras entre países vizinhos e se estuda o surgimento de um novo conceito em Turismo: “Bolha de Viagem”.

Como será essa nova modalidade de viagem?

BOLHA DE VIAGEM

As fronteiras seriam abertas para um número restrito de países que devem ser vizinhos; esses países criariam regiões controladas e seguras o suficiente para garantir uma atividade turística. Assim passariam a existir “Bolhas de Viagem”. Deste modo haveria a possibilidade de algum turismo entre os países envolvidos, sem perigo de nova contaminação.

A Austrália e a Nova Zelândia também estão fazendo planejamento conjunto visando um turismo entre elas, desse mesmo tipo de “Bolha de Viagem”.

TURISMO RESTRITO

Para que tudo isto aconteça de forma contida, controlada, serão necessárias normas de segurança sanitária que ainda estão sendo desenvolvidas para meios de transporte, aeroportos, estações ferroviárias, rodoviárias e outros equipamentos turísticos. Será um turismo muito restrito também, com poucas pessoas participantes.

Depois da devastação no Turismo, ocorrida nos últimos meses, vê-se com alguma esperança esse ressurgimento da atividade turística: lenta, cuidadosa. Teremos que esperar algum tempo ainda para visitar, conhecer aquele destino preferido, sonhado…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.