Segurança é a palavra do momento.
Os destinos estão começando a retomar gradativamente suas atividades; e, com isso, os diversos tipos de hospedagem estão se preparando para receber hóspedes exaustos do isolamento prolongado, mas atentos à sua segurança sanitária. E, até o advento da vacina, o viajante precisará ter uma atenção especial com os lugares que frequenta, cuidados com a sua hospedagem.
São ações e detalhamentos de um processo de sanitização que precisarão ser publicados pelas diversas hospedagens e também conferidos pelos interessados: agências de viagem, operadoras de viagem, hóspedes.
Assim, os meios de hospedagem que conseguirem transmitir os protocolos de segurança sanitária que estão adotando, serão os mais procurados pelos interessados. Afinal, a saúde de todos está em jogo.
Que perguntas importantes os viajantes, agentes de viagem, operadores de viagem precisam fazer aos meios de hospedagem antes de confirmarem reserva?
1 – Quais os cuidados que estão tendo os estabelecimentos para se prevenirem contra o Covid-19?
É necessário pedir ao meio de hospedagem para detalhar as medidas adotadas do protocolo sanitário; o estabelecimento precisa descrever o seu plano de ação. E, certos pontos são essenciais: distanciamentos, sanitização dos espaços, higienização do pessoal.
2 – Qual a origem do protocolo adotado pelo meio de hospedagem?
Os protocolos adotados são do município onde a hospedagem está inserida? É um protocolo adotado com a orientação de alguma entidade científica?
3 – Como está sendo feita a limpeza diária?
Sabe-se que em locais com intensa circulação de pessoas, os espaços e seus objetos necessitam ser higienizados com muita frequência ao longo do dia. Atenção deve ser dada aos materiais indicados pela ANVISA e outros órgãos: solução de hipoclorito de sódio, detergente, álcool 70%, principalmente.
4 – E as máscaras?
São de uso indiscutível nas áreas de convivência; esse procedimento é valioso, tanto para os hóspedes como para os funcionários do hotel. E para os funcionários também se recomenda o uso de protetores faciais sobre as máscaras.
5 – Como se fará a aferição de temperatura? E o uso do álcool gel, sabão?
A aferição da temperatura dos hóspedes deve ser realizada logo na chegada ao meio de hospedagem. Precisam ser disponibilizados vários pontos com produtos de higiene: álcool gel 70%, lavabos com água e sabão.
6 – Como será efetuado o distanciamento?
O distanciamento de no mínimo 1,5m deve ser obrigatório entre as pessoas que não fazem parte do mesmo grupo de convívio. Será necessário reorganizar o mobiliário, o uso das áreas comuns. Os espaços kids devem permanecer fechados; as salas de fitness terão horário agendado. O uso de elevadores deve ser controlado, permitindo apenas ficarem juntas pessoas do mesmo grupo de convívio.
7 – Como será o procedimento do check in e do check out?
O ideal é o check in e o check out virtuais; ou até mesmo por aplicativo que também realizaria outros serviços como: pedido de refeições, solicitação de reposição de materiais do quarto, marcação de horário para higienização, uso agendado da sala de fitness e outros. Também é recomendável que o cliente escolha a frequência da limpeza do seu quarto. Neste ponto, é bom lembrar que é preconizado um intervalo de 48/72h entre as utilizações do quarto para hospedagens.
8 – Como será o sistema de alimentação do meio de hospedagem?
Quanto à alimentação é recomendável o pedido através de QR CODE; porém muitas propriedades são de pequeno porte e a solução mais viável será a instalação de proteções de acrílico para proteger os alimentos que serão servidos e em muitos lugares, haverá a necessidade de funcionários, devidamente paramentados com luva, máscara e protetor facial ajudando a servir. O serviço de quarto deve ser embalado e sem nenhum contato físico entre os hóspedes e funcionários.
Vale a pena ou não vale?
Portanto viajante, quando for selecionar uma hospedagem, confira a aplicação dos protocolos, seja exigente. É importante para sua saúde!
E melhor ainda! Consulte uma agência de viagem, porque essa empresa está sempre atualizada sobre o que ocorre no trade de turismo. A agência de turismo saberá orientá-lo sobre os meios de hospedagem que estão seguindo corretamente as normas de segurança sanitária.
Segurança sanitária precisa ser preocupação de todos!
Links:
FÓRUM DE OPERADORES HOTELEIROS DO BRASIL: http://fohb.com.br/