fbpx

O Que Fazer Antes de Fechar um Pacote de Viagem?

Uma compra de serviços de turismo pode ser segura ou não. Essa segurança vai depender dos critérios e escolhas do viajante.

Quais são os critérios na hora da compra? Como escolher onde vou comprar?

Existem cerca de 27 mil agências de viagem cadastradas no CADASTUR do Ministério do Turismo em 2019. Esse cadastramento pode ser um primeiro filtro, pois nessa plataforma se verifica a formalização e legalização dos prestadores de serviços de turismo. Então, ao escolher uma agência para resolver a sua viagem, faça uma pesquisa para verificar se ela consta do CADASTUR.

Um segundo filtro é a consulta ao cadastro da ABAV do seu estado. Essa entidade é de caráter nacional, privado e tem filiais nos estados. A adesão a esta entidade é espontânea por parte das agências de viagem. A ABAV tem rigor no processo de associação; e ao tomar conhecimento de algum deslize, alguma pendência por parte da associada, coloca o cadastro em observação. Então é bom fazer essa verificação.

Um terceiro filtro pode ser consulta a sites que recebem reclamações de consumidores, como por exemplo o RECLAME AQUI, CONSULTA PÚBLICA IRREGULARIDADE.

Tomando esses cuidados, o viajante diminuirá boa parte do risco na compra. (Veja o artigo sobre Segurança na compra de serviços de turismo).

Outro cuidado importantíssimo é com aquisição de serviços de viagem em sites; alguns se dizem agências de viagem. Ter um site não é credenciamento para garantir entrega do produto comprado. O site é uma loja, apenas isso, lugar para se expor mercadoria. Nesta pandemia que nos assolou, pudemos ver isso com clareza. Todos os brasileiros que faziam apelos em reportagens, que demoraram para retornar, foram viajantes que compraram sua viagem sem intermediação de uma agência de viagem idônea. E outros viajantes nem voltaram ainda… Ficaram e ficarão dependendo da boa vontade de consulados, empresas etc. Esses sites onde compraram seus serviços de viagem nem receberam os apelos. Muitos destes sites estão em outros países, não estando sob fiscalização brasileira. O PROCON não tem ação sobre eles.

Viajantes, desses cuidados depende o seu sucesso na viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.