fbpx

BIOCOMBUSTÍVEL: Um Caminho na Pandemia

Ainda estamos lidando com a pandemia e vemos um problema agravado: o descarte de luvas e máscaras.

Alguns cientistas na Índia chegaram à conclusão que se pode fazer uma utilização sustentável desses materiais. Afinal, durante a pandemia, máscaras e luvas se acumulam ainda mais no meio ambiente. São incontáveis EPIs descartados de maneira errada na natureza, pois são feitos de plástico, basicamente.

Esse descarte irresponsável preocupa muitos cientistas, ambientalistas, na medida em que a pandemia do Covid-19 faz com que milhões de pessoas no mundo adquiram e joguem fora, de qualquer maneira, esses materiais; observa-se o acúmulo de EPIs em áreas costeiras, rios, terrenos baldios, aterros; ou seja, uma agressão à natureza como um todo. 

Então, foi com boa receptividade que se viu uma solução inovadora; cientistas de uma universidade indiana desenvolveram um processo para a diminuição do impacto ambiental destes descartes: transformá-los em biocombustível.

Essa experiência recente foi publicada no periódico Biofuels, comprovando que é possível converter essas toneladas de EPIs em combustível sintético. Esses cientistas estão satisfeitos com a solução encontrada, porque além de impedir graves problemas para o planeta, ainda se produz uma fonte de energia.

Esses cientistas estão refletindo sobre os desafios da vida pós-pandemia e como resolvê-los de forma sustentável: problemas da crise econômica, problemas ecológicos, problemas sociais. Desenvolveram o método da pirólise que consiste em processar o plástico em alta temperatura sem oxigênio. É um método promissor e sustentável de reciclagem comparando-se com outros como incineração e aterro sanitário.

De acordo com os cientistas participantes do projeto, o combustível líquido resultante produzido a partir de plástico é limpo e possui propriedades de combustível semelhantes aos combustíveis fósseis.

Diante dessa promissora notícia, acende-se em todas as pessoas preocupadas com o meio ambiente uma luz; a famosa luz no final do túnel: a resposta, a solução para a presença do plástico na natureza. As crises sempre geram respostas necessárias. O que você pensa sobre isso?

Referência: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2020/08/mascaras-e-luvas-descartadas-podem-ser-transformadas-em-biocombustivel.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.