Terroir é uma palavra de origem francesa, que literalmente, significa “terra”, “solo”.
Essa palavra no âmbito da Enologia ampliou seu significado, abarcando muito mais sentidos como local determinado com características únicas. Por que únicas?
Porque somente naquele lugar há a incidência de fatores importantes para o plantio da videira e consequentemente a produção da uva , e por conseguinte a confecção do vinho.
A localização geográfica com suas nuances como o clima, tipo de solo, relevo, altitude, regime de chuvas, produz um determinado terroir. Os aspectos históricos e culturais também são fatores que interferem fortemente no produto final: o valorizado vinho. De que modo a cultura e a tradição histórica interferem no terroir?
Cada local tem uma tradição na forma de produzir o vinho. Cada comunidade tem suas técnicas de plantio da videira, de colheita da uva, de armazenamento da fruta in natura, de esmagamento da uva etc. Ou seja: cada etapa da produção obedece a costumes e conceitos daquela comunidade.
Então, terroir é um termo muito complexo e há muito mais conhecimento a adquirir. Merece de quem é interessado no assunto um aprofundamento maior.
Saúde!