3 pontos que você deve conhecer sobre vinhos
Não precisa ser especialista para degustar um delicioso vinho; porém, essas dicas vão melhorar muito sua experiência. Fique sabendo aqui dos 3 pontos básicos.
Ao se adentrar nesse mundo de cores e aromas, alguns conceitos estão sempre presentes: um deles é o terroir . Seja em degustações, explicações, conversas descontraídas, o termo terroir se faz presente.
1- O que é o terroir?
É um conjunto de elementos que influenciam diretamente na produção do vinho e suas características. Por isso, uma mesma uva produz vinhos diferentes, dependendo do local, do ambiente onde foi colhida.
Quer saber mais sobre terroir? Clique aqui.
Outro conhecimento necessário é sobre os vinhos segundo suas cores. Importante saber como isso acontece.
2- Tinto, rosado, branco. Qual o seu preferido?
A cor do vinho, como também o seu aroma, seus sabores vêm da casca da uva. A polpa fornece a parte líquida. Então se pensará: uva tinta faz vinho tinto, uva branca faz vinho branco. Não é bem assim…
Em muitas vinícolas, inclusive na França, na Itália, usa-se uva branca na produção de vinhos tintos, pois a uva branca ajuda na fixação da cor do vinho. E, surpreenda-se! Um vinho branco pode ser feito com a uva tinta; basta não usar a casca tinta.
E o rosado? Também conhecido como vinho rosé pode ser elaborado de duas formas: misturando meticulosamente vinho tinto com vinho branco ou por um método chamado sangria.
Para saber mais sobre os processos de mistura e sangria, clique aqui.
Saber a temperatura correta ao servir o vinho, influencia diretamente na percepção que se pode ter da bebida.
3- Em qual temperatura serve-se o vinho?
A temperatura para se servir o vinho é fator determinante numa boa ou má experiência com a bebida.
Se servido quente, o álcool fica intenso e a degustação não fica tão leve, prazerosa. O álcool dominante não permite perceber as nuances do vinho.
O contrário também não é indicado, pois se o vinho for servido muito frio, pode –se perder os seus sabores e aromas. Então, a experiência também não é realizada a contento.
Cada cor de vinho tem a sua temperatura adequada. Assim, servir o vinho na temperatura correta é fundamental para que toda a expressão do vinho seja percebida.
Que tal saber mais sobre a temperatura adequada de cada tipo de vinho? Clique aqui.
Para saber mais sobre vinhos, continue nos acompanhando por aqui ou no blog do site da Victory Turismo. A Victory Turismo tem roteiros especiais de Enoturismo e Gastronomia.